Diversidade sexual no ambiente de trabalho


O Brasil é um país de grande diversidade cultural e sexual e muitas vezes esta diversidade não é respeitada ou aceita no ambiente de trabalho.
Um dos componentes da diversidade quem causam mais contorvésia é a orientação sexual. As pessoas no ambiente de trabalho fazem suposições sobre quem é ou não é gay baseados em estereótipos de comportamento impostos pela sociedade,suposições que muitas vezes estão erradas,ninguém pode garantir qual a opção sexual de um companheiro de trabalho a não ser que ele revele.
Devido ao preconceito gays,lésbicas,bissexuais,travestis,transexuais que fazem parte de um dos grupos mais marginalizados dentro das empresas , são obrigados a não revelar sua orientação sexual perante aos colegas de trabalho a fim de não ser prejudicados na carreira profissional.
Apesar dos gays constituírem uma minoria,diferentemente de outras minorias eles têm muita dificuldade para obter seus próprios direitos,inclusive nas empresas que trabalham.
Muitas vezes os profissionais que expõem sua homossexualidade perante à empresa são vítimas de piadas e perseguições.
Muitos heterossexuais sentem-se incomodados em trabalhar com homossexuais.
Alguns estudiosos apontam a homossexualidade como patologia,porém o que deveria ser estudado não é o porquê de uma pessoa ter tal opção sexual e sim estudar como diminuir o preconceito contra estas pessoas e como igualar seus direitos com os demais cidadãos.
Algumas empresas para tentar resolver a questão ressaltam a necessidade da promoção de políticas que possam por fim aos abusos cometidos contra esta minoria nos locais de trabalho,porém são poucas empresas que adotam tais políticas no Brasil.
O homossexual vivencia várias situações nas empresas,tais como:discriminação no processo de seleção de pessoal se a empresa notar que ele é homossexual ou declarar sua orientação sexual,a perda de uma possível promoção,a perda do emprego em virtude da orientação sexual,alguns homossexuais chegam a ganhar salários menores que heterossexuais nos mesmos cargos.
Com este cenário o indivíduo das mais variadas profissões esconde sua orientação sexual.
Algumas empresas que contam com políticas contra a discriminação preferem que o gay não revele sua identidade homossexual,que se mantenha "no armário" para não causar conflitos no ambiente de trabalho.
Partindo do presuposto que a homofobia pode alterar negativamente a produtividade,empresas vêm implementando políticas mais igualitárias e de combate à discriminação.
Porém estamos longe de alcançar uma plena igualdade,homossexuais não têm benefícios tais como plano de saúde para os parceiros ou parceiras,tal benefício concedido aos heterossexuais.
Apesar do discurso que ouvimos todos os dias que o mundo se torna cada vez mais igualitário,vemos o contraste desta igualdade dentro das empresas que só se preocupam com o lucro e a produtividade.
*Paulo Roberto R. Coutinho*

1 comentários:

Unknown disse...

Saiu na harvard business review um artigo sobre um grande CEO que está que anunciou que vai trocar de sexo, da uma olhada la é muito bom. www.harvardbusinessreview.com.br está na parte dos casos `leia na integra` Abraço paulo! Mto bom o blog.